Projeto Araras Sem Fome

A Campanha Araras Sem Fome surgiu em 2001, criada originalmente pela Rede Tiradentes de Supermercados, por iniciativa dos Ciganos Moto Clube. Realizada até 2014 pela Rede Tiradentes, a campanha foi premiada duas vezes pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) como uma das melhores campanhas sociais do Brasil. O seu formato inovador e organizado e o alto volume de alimentos arrecadados foram decisivos para estas premiações.

Agora, exatos 20 anos após a sua primeira edição, a campanha ressurge por iniciativa do Rotary Club de Araras Alvorada. Coordenada pelo membro Ivo L. Patrezi, que participou ativamente das edições anteriores pela Rede Tiradentes, a campanha reuniu novamente todos os clubes de serviço de Araras em um objetivo único: suprir a carência de alimentos das entidades assistenciais da cidade e de famílias carentes ou situação emergencial.

Durante suas 14 edições anteriores, a campanha arrecadou um total aproximado de 800 toneladas (800 mil quilos) de alimentos, chegando à incrível marca de 120 toneladas em uma única edição.

Todo esse sucesso pretende ser repetido nesta nova fase da campanha.

“Precisamos unir forças para ajudar a população que depende das entidades assistenciais e as famílias que estão entrando na linha da pobreza por conta de todo o reflexo da pandemia do COVID-19”, explica Ivo L Patrezi, do Rotary Araras Alvorada.

Nesta nova fase, a campanha receberá alimentos físicos e doações em dinheiro por meios eletrônicos (pix, transferência ou depósito em conta) e todo o valor arrecadado será convertido em alimentos semanalmente. A conta corrente criada exclusivamente para a campanha e as doações serão administradas por uma comissão criada por todos os clubes de serviços locais que se reunião frequentemente para as tomadas de decisões.

Cada Clube de Serviço é responsável por apadrinhar e fiscalizar algumas entidades assistenciais cadastradas na campanha. Semanalmente nos reunimos para definir, de acordo com as necessidades, quais entidades receberão os alimentos da campanha e quais tipos de alimentos são necessários.