HISTÓRIA DO ROTARY CLUB DE ARARAS ALVORADA
No ano rotário 2005-2006, assistindo a necessidade de mais um clube na cidade de Araras, um grupo de rotarianos do Rotary Club de Araras se empenhou para que isso se concretizasse. Liderados pelo então companheiro Luis Roberto Olímpio, associado do clube padrinho e designado para esta função pelo governador da época, Temer Feres, começaram as primeiras tratativas.
No entanto, a consolidação desse ideal se deu apenas no ano rotário seguinte. Após quatro reuniões preparatórios, tendo a presença de empresários, líderes locais, membros da impressa, familiares de rotarianos e de ex-membros dos programas rotários, o clube foi fundado. Em 7 de novembro de 2006 nascia o Rotary Club de Araras Alvorada.
Desde então, diversos homens e mulheres exerceram a presidência, fazendo a diferença, ao lado de seus companheiros no ideal de servir, na vida de milhares de pessoas.
Os projetos foram os mais variados possíveis, dada a diversidade dos problemas e realizados encontrados. Fraudas, roupinhas de bebê e enxovais completos chegaram a ser doados. Equipamentos que remodelaram a cozinha do Centro Educacional “Romana Ometto”, que também ganhou um novo portão. Apoio nas diversas campanhas de vacinação, sempre na missão global de Rotary International de combater a pólio.
Ajuda humanitária nas recorrentes tragédias naturais que afetaram, ao longo destes anos, brasileiros e também cidadãos por este mundo afora, como as vítimas das intempéries do Haiti.
Participação no Intercâmbio de Grupos de Estudos e também no Intercâmbio de Jovens, encaminhando e recebendo adolescentes.
Além disso, desde 2010, com a realização do almoço italiano, agora realizado na forma de jantar, toda a renda é revertida para a compra de cobertores para a Campanha do Agasalho do Fundo Social de Solidariedade. E o clube ainda tem presença cativa nas festas populares realizadas na Praça “Barão de Araras”, cuja venda de produtos é dividida entre todas as entidades participantes de forma igualitária.
Já no 2014-2015 o clube teve a aprovação de seu primeiro projeto de Subsídio Simplificado, realizado pelo Distrito 4590. Com o projeto “Cantando a Pátria” o clube doou a cada escola da rede municipal de ensino um CD com os principais hinos do país, além de um suplemento com as diretrizes que regem os Símbolos Nacionais.
Na sequência, outro projeto de subsídio garantiu suportes de soro para a Santa Casa de Misericórdia de Araras.
Já em 2011 começou a motivação para a transformar uma lenda em realidade: a reversão dos lacres de latinhas de alumínio em cadeiras de rodas. E deu certo. Desde então, cerca de 50 unidades (incluindo cadeiras de banho), foram entregues para as mais diversas entidades de Araras.
O certo é que o Rotary Club de Araras Alvorada ainda tem muito por fazer, tudo envolto ao companheirismo entre seus associados, dando de si sem pensar em si.